Guia do programador: O início

Guia do programador: O início
Photo by Austin Chan / Unsplash

Fala galera, beleza? Este é o meu primeiro post do blog, e eu estou muito animado para criar várias outras publicações, por isso decidi começar uma série sobre os principais desafios que um programador vai enfrentar pelo menos uma vez na vida.

O mundo da tecnologia é vasto, e está em constante evolução. É completamente normal aprender sobre algum assunto e dias depois perceber que tudo mudou. Eu por exemplo, comecei a aprender sobre programação com PHP em 2015, mas mais ou menos em 2017 mudei o meu foco para o Javascript.

Uma coisa que aprendi com o tempo e a experiência que adquiri até agora é  que existem pelo menos cinco funções essenciais que um programador deve exercer para estar em constante evolução:

  • Ler código
  • Escrever código
  • Entregar código
  • Resolver problemas
  • Compartilhar conhecimento

Quanto mais rápido você entender que essas atividades são essenciais, melhor. Talvez isso não seja tão óbvio logo de cara, mas com o tempo as coisas vão se ajustando e você percebe que a produtividade de um desenvolvedor de software não é medida pela quantidade de linhas escritas, na verdade essa é uma pequena parte do trabalho, no dia a dia de uma empresa você provavelmente vai passar muito do seu tempo lendo código de outras pessoas para tentar resolver o seu problema, e isso é ótimo, pois ler código de qualidade te ajuda a produzir e entregar código de qualidade.

Mesmo que você ainda esteja só estudando, entregar seu código é algo essencial, pois você só aprende de verdade quando se depara com problemas do mundo real, tenta resolvê-los e apresenta para usuários reais. É muito fácil criar um sistema que só você está usando e achar que está tudo perfeito, pois como você criou tudo, você sabe como usar o sistema da forma correta.

Coisas que parecem óbvias para quem está quase 24h por dia na frente de um computador, podem não ser tão simples assim para pessoas menos habituadas com o uso de tecnologia.

Como desenvolvedores, é nosso dever tentar prever ações de usuários que podem causar problemas e preparar nossas aplicações para isso, dificilmente você vai tratar todas as situações problemáticas logo de cara, por isso ter feedback é essencial.

Independente de qual linguagem você vai escolher para iniciar seus estudos, você vai encontrar vários erros logo de cara, isso vai te levar a pesquisar por soluções em fóruns e comunidades online, e isso nos leva ao último tópico. Compartilhar o conhecimento adquirido é uma ótima forma de fixar conhecimento, além de ajudar alguém a terminar uma tarefa mais rápido, já parou pra pensar quanto tempo você levaria para resolver o último bug que você encontrou se ninguém tivesse compartilhado conhecimento com você através de um post no Medium, ou uma resposta do Stack Overflow? Com certeza seria uma tarefa muito mais penosa. E como falamos, não é função dos programadores criar soluções?

Compartilhar conhecimento é a base de toda a tecnologia que temos hoje, então, da próxima vez que resolver um problema, pense em deixar uma resposta em algum fórum, postar em alguma comunidade ou escrever um artigo sobre, com certeza isso te fará um programador melhor.

Este primeiro post é parte da série "Guia do programador", e você já pode ler o segundo artigo clicando aqui.