Temporada de caça aos devs

Durante esta semana que passou, vi muito alvoroço nas redes sociais e grupos que frequento. O motivo foi uma notícia da revista Exame intitulada "Temporada de caça aos devs", uma matéria muito interessante, mas caso você leia apenas a manchete ou o início da matéria, é extremamente fácil tirar conclusões equivocadas.

O texto fala dos casos de sucesso de programadores que são assediados quase que diariamente por empresas em busca de adquirir novos talentos, o que levantou várias discussões entre os profissionais da área, principalmente entre os que estão iniciando ou procurando recolocação.

É fato que os desenvolvedores, ou "devs", estão entre os profissionais mais requisitados atualmente, a alta demanda juntamente com a escassez de mão de obra qualificada têm causado aumento nos salários, mas o que a matéria omite, ou pelo menos não trata com muita clareza, é que a temporada de procura é pelos melhores devs, pois são poucas as empresas dispostas a investir em um dev iniciante. Outra coisa que vale a pena ressaltar é que não são todas as empresas que estão dispostas ou tem disponibilidade para pagar salários exorbitantes,  uma reclamação recorrente é que não há tantas vagas para devs "júnior", ou que as exigências das vagas em aberto exigem de um único candidato o conhecimento que deveria ser distribuído por todo o departamento de T.I, o que gera uma série de dificuldades para quem ainda não tem o conhecimento ou experiência necessária.

Portanto vale a pena ressaltar que leva algum tempo, provavelmente alguns anos para que se atinja a qualidade necessária para ser notado pelas empresas, vale também dar uma conferida nesse post, onde eu dei algumas dicas de como construir um bom portfólio.

Mesmo que a área possibilite uma flexibilidade fora do comum, nem sempre é tão fácil negociar com os empregadores, mesmo com o mercado aquecido, talvez você tenha que trabalhar por um salário mais baixo, mas o importante é começar. Você provavelmente não vai sair da faculdade ganhando 5 ou 6 mil por mês, mas é possível e até bem comum desenvolvedores ganharem muito mais que isso depois de um tempo. Todos querem uma chance de provar o seu valor e há uma frase que diz que "sorte é o encontro do preparo e a oportunidade".

Talvez  a oportunidade que você procura não esteja no seu bairro, na sua cidade, talvez nem no seu país, mas com uma boa proficiência em inglês é possível abrir portas no exterior, e com algumas adaptações também é possível trabalhar do conforto da sua casa para empresas em qualquer lugar do mundo. O que não seria nada mal, dada a cotação do real em relação ao dólar na data de publicação deste post.

Enfim, há muitos trade-offs em cada decisão que deve ser tomada, por isso não há uma resposta certa, cada pessoa segue o seu caminho e cabe somente a você decidir o que se encaixa na sua realidade.